Cuida Mama

Ao longo dos três anos do projeto Protea Amar, algumas questões surgiram:

Por que um número tão expressivo de mulheres diagnosticadas com câncer de mama já chega ao especialista com a doença em estágio avançado?  O que acontece na jornada da paciente para que ela demore tanto para conseguir o diagnóstico? Qual é o papel de cada serviço e sua relação com a usuária na atenção integral à saúde da mulher?

O Instituto Protea, diante das perguntas acima, buscou o Instituto Tellus para desenvolver um projeto em rede de identificação de gargalos e propor soluções para a jornada desde a suspeita até o início do tratamento do câncer de mama. Esse projeto conta com o apoio financeiro e estratégico da Roche e do Instituto Avon.

Assim nasce o Cuida Mama, a partir de uma abordagem multimétodos baseada no Design Thinking, com soluções que contemplam três pilares:

1) Facilitar a comunicação e a troca de informação entre mulheres e profissionais da saúde no cuidado ao câncer de mama;

2) Reorganizar a experiência do serviço de saúde, promovendo acesso ao diagnóstico precoce e cuidado integrado na jornada;

3) Identificar novos parâmetros para o cuidado do câncer de mama, fomentando tecnologias e políticas públicas.

O cronograma de 3 anos compreende fases de diagnóstico, cocriação e implementação de soluções. A região estudada na primeira fase do levantamento contempla o fluxo de mulheres com suspeita e diagnóstico na atenção primária e secundária do município de Cotia que realizam o tratamento no Icesp e Hospital Santa Marcelina, em São Paulo.

Para mais informações sobre o projeto, baixe os relatórios disponíveis de cada fase.