AMAR

O Instituto Protea, através de doações e parcerias com hospitais particulares filantrópicos que atendem pacientes do SUS, ajuda a custear cirurgias, exames, consultas, quimioterapias e radioterapias contra o câncer de mama. Com o Hospital Santa Marcelina foi desenhado o projeto AMAR – atendimento ao Câncer de Mama de alta resolutividade – que visa diminuir o tempo entre a 1ª consulta e o início do tratamento das pacientes, e oferecer um tratamento ágil e de qualidade para a cura do câncer de mama. O Projeto conta com 4 pilares:

1. Custeio de plantão de um médico mastologista do Hospital Santa Marcelina para aumentar o número de consultas e exames complementares para confirmação do diagnóstico. Foi reduzido em 45 dias o tempo para entre 1ª consulta com o especialista e a realização dos exames complementares para o diagnóstico, além do aumento de 15% número de consultas de triagem

2. Custeio de anestesista exclusivo para atender as cirurgias de retiradas de tumor e não perder as cirurgias por falta de profissional;

3. Custeio do exame Mamotomia em parceria com o Laboratório Nova Diagnóstica, exame diagnóstico de nódulos não-palpáveis que não podem ser examinados via mamografia. Com o projeto AMAR, o Protea substituiu a cirurgia-diagnóstica por este exame clínico, mais rápido, menos invasivo, mais confortável e seguro para a confirmação do diagnóstico da paciente.

Com o custeio do anestesista e com o exame de Mamotomia realizado em laboratório e não em sala de cirurgia, o tempo de espera para a cirurgia foi reduzido de 60 para menos de 30 dias.

4. Custeio do tratamento completo durante 11 meses, incluindo cirurgia, consultas e exames, sessões de quimioterapia e radioterapia. O Protea aumentou em 50% o número mensal de mulheres em tratamento no Hospital Santa Marcelina.

Como parte do tratamento completo administramos o Grupo de Apoio às Pacientes, com encontros quinzenais presencias ou virtuais, disponibilizando psicólogos, arteterapeutas, rodas de conversa, fisioterapeutas, entre outros, todos profissionais voluntários.


Grupo de Apoio Saúde da Mulher

Como parte complementar do tratamento das pacientes com câncer de mama tratadas no Hospital Santa Marcelina, parceiro do Instituto Protea, fortalecemos o vínculo com as pacientes beneficiadas através dos encontros do Grupo de Apoio à Saúde da Mulher. Nestes encontros, que acontecem 2 vezes ao mês, é onde é acompanhada a evolução emocional das pacientes através da partilha de sentimentos, dores e desafios, em um espaço seguro e de acolhimento. Os voluntários que acompanham os encontros – profissionais psicoeducadores, psicólogos ou arteterapeutas – doam seu tempo e conhecimento para fortalecer as beneficiadas Protea nesses dias, que contam sempre com a presença de um membro da Equipe Protea.


O Núcleo CORES Protea – Cuidado Otimizado de Reabilitação Emocional e Social – é uma vertente do grupo de apoio para oferecer mais alternativas e atendimentos para as pacientes de câncer de mama. O Núcleo se divide em: PROTEA Psicos (Apoio Psicológico e Social) e PROTEA Ecos (Especialidades Complementares de Orientação e Suporte).

No Psicos, os profissionais voluntários do Protea oferecem atendimentos individuais e em grupo de psicoterapia, psicoeducação, arteterapia, mindfulness e assistência social para as pacientes, online e presencialmente. Já no Ecos são oferecidas atividades como yoga, fisioterapia, alongamentos, micropigmentação, sessões fotográficas, educação física personalizada, rodas de conversa e outras atividades de cuidado integrado e complementar.

Para 2023, consultoria de estilo, clube de leitura e autorretrato são atividades previstas.

O Protea entende que o bem-estar integral é essencial para o tratamento de câncer de mama.