Quem Somos

O Instituto Protea é uma organização não-governamental que custeia cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda.

O Protea foi fundado em 2018 a partir da observação de que, no Brasil, milhares de mulheres aguardam em fila de espera para serem atendidas e tratadas no serviço público de saúde, já que mais de 75% da população depende dele.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. É a 2ª causa de todas as mortes de mulheres no mundo, atrás somente das doenças do sistema circulatório. O câncer de mama é uma doença agressiva, porém, se detectado e tratado precocemente, tem 95% de chances de cura.

É urgente a conscientização e a agilidade na detecção da doença e início do tratamento para aumentar as chances de salvar vidas. O Instituto Protea entende que toda mulher tem o direito de receber um tratamento digno, de qualidade e de forma ágil após o diagnóstico do câncer de mama.

A Protea é uma das flores mais belas e antigas do mundo. Proveniente da África do Sul, seu nome deriva do Deus grego Proteus, uma divindade com o poder da metamorfose. A flor Protea tem a capacidade de se transformar e de se adaptar a condições inóspitas do meio-ambiente. Uma flor robusta, Protea significa transformação, esperança e força, representando a resiliência das nossas pacientes para se adaptar e superar o câncer de mama.

* Fontes: (1) Atlas On-line de Mortalidade, INCA, 2015; (2) CONCORD 3, 2014.

MISSÃO

Proporcionar, de maneira ágil e com qualidade, o tratamento do câncer de mama para mulheres de baixa renda.

VISÃO

Toda mulher deve ter acesso rápido a um tratamento digno para a cura do câncer de mama.

VALORES

Igualdade | Dignidade | Qualidade | Solidariedade