SOBRE NÓS

O Instituto Protea é uma organização social sem fins lucrativos que nasceu em 2018. Acreditamos que todas as mulheres têm o direito de receber um tratamento digno, de qualidade e de forma ágil após o diagnóstico do câncer de mama. Nossa missão é dar acesso ao tratamento a essas pacientes para aumentar as suas chances de cura e diminuir a mortalidade para esta doença.

Protea é uma das flores mais belas e antigas do mundo. Proveniente da África do Sul, seu nome deriva do deus grego Proteu, uma divindade com o poder da metamorfose. A flor Protea tem a capacidade de se transformar e de se adaptar a condições inóspitas do meio-ambiente. Uma flor robusta, Protea significa transformação, esperança e força, e representa a resiliência para se adaptar e superar o câncer de mama das pacientes beneficiadas pelo Protea.

Atualmente, o Instituto Protea atua em parcerias com o Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, para dar acesso a pacientes de baixa renda com câncer de mama, de forma rápida, a um tratamento digno e com qualidade, porque sabemos que tempo é cura. Quando antes essa paciente iniciar o seu tratamento, mais chances ela terá de curar o seu câncer. Atuamos em parceria com este hospital custeando exames, consultas, cirurgias, quimioterapias e radioterapias, aumentando o número de pacientes atendidas e diminuindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.

Nossa equipe conta com 6 mulheres; 16 especialistas voluntários nos Conselhos Consultivo, Fiscal e Diretoria; 6 médicos voluntários – especialistas em câncer de mama – compondo o Conselho Médico; e, ainda, 20 voluntários que multiplicam o trabalho.

Os recursos financeiros que o Instituto Protea arrecada vêm de doações de empresas e indivíduos.

CÂNCER DE MAMA NO BRASIL

Porque, infelizmente, muitos casos são descobertos tardiamente, e pode haver demora entre o diagnóstico e o início do tratamento. As chances de cura são maiores quando o diagnóstico é feito no início do desenvolvimento da doença e a mulher tem acesso rápido ao tratamento.

PROJETOS

São nossas propostas de atuação, através das quais conseguimos recursos, parcerias e, consequentemente, maior alcance e apoio para a detecção precoce do câncer de mama e seu tratamento.

O Protea Amar é o principal foco do Instituto Protea. Através dele custeamos exames, consultas, cirurgias e tratamento completo de mulheres de baixa renda com câncer de mama e ajudamos a reduzir o tempo de espera pelo diagnóstico.

São pacientes encaminhadas a hospitais filantrópicos parceiros do Protea (em SP, a parceria é com o Hospital Santa Marcelina) dos postos de saúde pelo sistema CROSS e Hebe Camargo do SUS. O Protea não escolhe as pacientes que terão seus tratamentos custeados pelo Instituto.

O Protea não escolhe a mulher que será tratada. O sistema Cross do SUS é que encaminha a paciente, e o hospital parceiro segue com rigor essa ordem. O Protea paga parte do tratamento, de forma complementar ao custeio do SUS. Repassamos o valor para o tratamento das pacientes, mensalmente, até o fim do tratamento.

A partir de análises das mamografias das pacientes, este projeto pretende estimar as chances de a mulher ter câncer de mama em até 5 anos, com o consequente monitoramento para a detecção precoce. O projeto de Inteligência Artificial foi desenvolvido pelo M.I.T (Massachussets Institute of Technology) e foi implantado em junho de 2022 como projeto de pesquisa no Hospital Santa Marcelina, com recursos doados pelo Patrick McGovern Foundation.

O projeto pretende entender a jornada completa da paciente – do atendimento primário ao terciário – tendo mapeado, em sua primeira fase, a experiência da usuária do sistema público ao longo de todo o serviço de cuidado, identificando oportunidades para a realização do diagnóstico precoce e registrando as “dores” das pacientes durante essa jornada. Por meio de um estudo organizado a partir da “Pesquisa In Design”, foi possível perceber como as ações dos diferentes profissionais que interagem com a paciente garantem – ou não – a eficiência do serviço, abrindo espaço para a proposição de novos serviços e a melhoria da qualidade de vida das mulheres.

Ser um banco de referências básicas de informação para mulheres que estejam passando pelo câncer de mama e seus familiares, ou, ainda, indivíduos que tenham dúvidas sobre o tema. Além disso, também possibilitará que o caminho das pacientes dos hospitais parceiros seja facilitado pela Navegação de Pacientes. A partir de vídeos de médicos, terapeutas e depoimentos de pacientes, estão disponíveis orientações e informações sobre detecção e tipos de tratamento contra o câncer de mama, formas de prevenção e apoio emocional. Tudo que possa ajudar as mulheres a detectar, buscar profissionais capacitados e tratar precocemente o câncer de mama e seus efeitos.

Este projeto não substitui a consulta e o acompanhamento médico.

DOAÇÕES

100% das doações financeiras recebidas pelo Instituto são destinadas ao custeio de tratamentos e equipe Protea. Você pode consultar nossos relatórios financeiros aqui

Não existe valor mínimo para doação.

Há várias formas de doar para o Instituto Protea:

– Fazer um PIX para o CNPJ 30.817.976/0001-12

– Pode acessar diretamente a página de doação do Protea. Basta clicar aqui

– Depósito em conta no banco Itaú (341), agência 9337, c.c: 12887-1, Favorecido: Instituto Protea, CNPJ: 30.817.976/0001-12

– Para doações internacionais, acesse aqui ou envie um e-mail para contato@institutoprotea.org.br

O valor varia, mas, em média, são 22 mil reais por paciente, e a duração média de 11 meses.

Não. Doações financeiras são as que permitem o custeio dos tratamentos, mas parceria com empresas para conscientização, divulgação e indivíduos que queiram atuar como voluntários também são muito bem-vindos.

GRUPO DE APOIO

Por definição, um grupo de apoio é o espaço em que pessoas se reúnem para falar e trocar experiências sobre uma questão em comum. No nosso caso, o Grupo de Apoio Saúde da Mulher acolhe pacientes de cânceres femininos do Hospital Santa Marcelina, e oferece além das rodas de conversa outras atividades complementares como arteterapia, psicoterapia, alongamento, fisioterapia, micropigmentação, entre outros. A paciente é direcionada a contatar o Protea pela equipe de mastologia do hospital ou por outras pacientes. A partir daí, poderá frequentar os encontros e participar das atividades propostas.

Um dos relatos que mais ouvimos de pacientes é o de que faz muita diferença ter com quem conversar, principalmente se essa pessoa já passou pelo câncer de mama também. Ouvir e compartilhar histórias de vida para além do câncer de mama pode ser um ato restaurador de autoestima, além de auxiliar no processo de entendimento da doença, da jornada que tem e terá pela frente e, principalmente, ampara e traz ferramentas para o equilíbrio emocional.

O Grupo de Apoio Saúde da Mulher é um benefício oferecido às pacientes que se tratam no hospital parceiro Santa Marcelina.