Caminhada e Corrida: Aliados Contra o Câncer de Mama

corrida e caminhada protea
Corrida e Caminhada Protea em 2023.

4 a 7 horas de caminhada ou corrida por semana pode reduzir o risco do surgimento de câncer de mama em 20% e, mesmo dentre mulheres já diagnosticadas, praticar o exercício pode reduzir significativamente as chances de se morrer da doença, declara Dr Gustavo Schvartsman, oncologista do Hospital Albert Einstein e Conselheiro Médico do Protea

Para incentivar a prática de exercícios físicos e arrecadar recursos para custear tratamentos contra o câncer de mama, o Protea realiza anualmente a Corrida e Caminhada Protea. Em 2023 foram 2.700 inscritos. E as inscrições para 2024 já estão abertas em www.corridaecaminhadaprotea.com.br

Se o exercício físico é uma fonte de prazer para algumas pessoas, para outras, pensar em iniciar uma caminhada gera sofrimento. Para ajudar quem ainda se mantem sedentário, o Protea foi conversar com alguns médicos e preparadores físicos para entender a importância de incluir o exercício físico na rotina e traz aqui descobertas importantes apresentadas pelo Conselheiro Médico do Protea, Dr Gustavo.

1 – As 2-4 primeiras semanas do início da prática são sempre as mais difíceis, onde seu corpo enfrenta o descondicionamento e sofre com a atividade. Nessa fase, a persistência é fundamental. Após esse período, as atividades começam a ficar mais prazerosas, com menos dores e melhor desempenho.

2 – Corrida e Caminhada são exercícios aeróbicos que melhoram o condicionamento das células do nosso corpo, que passam a utilizar melhor a energia e ajudam na queima de calorias acumuladas no dia. A corrida é um exercício mais intensivo, que depende de uma pessoa em condições físicas de fazê-la. Tem como vantagem gastar mais energia e melhorar o condicionamento em menos tempo de exercício, por ser mais vigorosa. Ainda assim, a caminhada é uma ótima atividade, mas que exige um tempo de 45-60 minutos em uma velocidade acima da do passeio para levar ao condicionamento, sendo uma excelente alternativa para pessoas mais idosas ou com limitações físicas.

3 – Ambas as modalidades ajudam na prevenção de diversas doenças cardiovasculares, como infarto, derrame, hipertensão, e redução no risco de vários tipos de câncer, dentre eles, o câncer de mama. 

Questionamos Dr. Gustavo se pessoas que estão em tratamento contra o câncer de mama podem fazer exercícios físicos, o que ele nos responde afirmativamente. “A atividade física é recomendada em todas as etapas da jornada do câncer de mama. Naturalmente, durante tratamentos mais agressivos, como quimioterapia, torna-se difícil fazê-la regularmente e com a mesma intensidade. Nesse período, é importante respeitar os limites do seu corpo. Mas particularmente durante o tratamento hormonal, a atividade física se associa a uma melhora nos efeitos colaterais do remédio, melhor saúde óssea e redução do risco de recidiva”, completa o oncologista.

Pedimos que indique os primeiros passos que devem ser dados por quem quer iniciar uma Corrida ou Caminhada. Aqui vão suas dicas, mesmo para quem estiver em tratamento contra o câncer:

  • Consulte seu médico e o mantenha informado das atividades físicas que quiser realizar para orientações iniciais.
  • Evitar a inatividade e retornar às atividades diárias normais o mais rápido possível após o diagnóstico e tratamento contra o câncer.
  • Comece devagar e aumente a quantidade de atividade física ao longo do tempo.
  • Busque atingir pelo menos 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade de intensidade vigorosa por semana.
  • Exercite-se várias vezes por semana durante pelo menos 10 minutos de cada vez.
  • Inclua exercícios de treinamento de resistência (musculação) pelo menos dois dias por semana para ganhar massa magra e evitar lesões.
  • Faça exercícios de alongamento pelo menos dois dias por semana.

Dr Schvartzman diz que os benefícios já começam a surgir após o primeiro mês, como melhora de depressão, melhora do sono, perda de peso e melhora da autoestima. “Busque se juntar a grupos, que ajudam a te estimular e a te conectar com pessoas que eventualmente passam por problemas semelhantes”, indica o médico.

Vamos incluir a Corrida ou a Caminhada na rotina diária? 

POPULAR