Parcerias: o que há por trás do “juntos somos mais fortes”?

Todas as participantes no evento de Mês das Mulheres

4 empresas + 12 organizadores + 4 voluntárias. Essa foi a fórmula pra criar um dia único, em que 20 sorrisos ganharam mais cor com o encontro especial de Mês da Mulher para as pacientes beneficiadas pelo Instituto Protea.

Eventos e Ações com parceiros: da concepção à realização

Desde que foi fundado, o Instituto Protea conta com o apoio de parcerias com empresas, além de doadores individuais e voluntários. Nos últimos anos, com um aumento no número de empresas parceiras e cada vez mais pacientes de câncer de mama sendo beneficiadas com tratamento digno e de qualidade, aumentaram também as ações que proporcionam bem-estar para estas mulheres – pacientes que, carinhosamente, chamamos de Proteas.

O Hotel Marriott, parceiro do Protea, oferece, desde 2023, seu espaço para acolher nossas pacientes beneficiadas em edições especiais dos eventos e atividades que o Protea oferece a elas. Com uma recepção acolhedora e um café da manhã delicioso, a equipe do Marriott Executive Apartments e do Marriott São Paulo, onde o evento aconteceu, nos recebeu e fez questão de participar do encontro e atividades até o fim. Uma sala de reuniões espaçosa, preparada e iluminada em tons de rosa para esta manhã, o espaço refletia o cuidado e atenção dedicados ao Protea desde a troca de emails até o pós-evento – quando já começamos a pensar no próximo. Parcerias que vão além do comercial, poder contar com a presença e dedicação de pessoas que nos apoiam é ainda mais especial.

Leandra Gallo (Gerente Geral Marriott São Paulo), Simone Milano (Gerente RH Marriott São Paulo), Bianca Pereira (RH Marriott Executive Apartments)e Maria Pia Muto (Gerente Geral Marriot Executive Apartments
Café da manha para as pacientes beneficiadas Protea

As pacientes beneficiadas participam regularmente de encontros e atendimentos gratuitos como parte complementar do tratamento e, neste caso, com o espaço cedido pelo Marriott Guarulhos, desenhamos uma proposta de manhã de autocuidado com a integração de outras parcerias e voluntários: a MobiBrasilSP, que nos fornece o transporte para as pacientes; a Mary Kay, através de suas representantes Regiane, Solange e Andrea com e produtos específicos para a ação; o projeto Versatilizando de consultoria de imagem e estilo, de nossa voluntária Sheila Cruz; e Luly Vidigal Flores, com arranjos florais que dão o toque especial ao evento.

Pacientes beneficiadas Protea aguardando o início das atividades
Palestra inicial sobre autoestima e autocuidado com Regiane Peregrino, da Mary Kay

Limitações e possibilidades: o trabalho voluntário

Realizar um evento externo, seja ele destinado a pacientes, apoiadores ou parceiros, é sempre um trabalho intenso, já que cuidar dos detalhes para oferecer a melhor experiência possível é um dos nossos focos – o outro é garantir que cada vez mais pessoas conheçam o Protea e possam fazer parte conosco da luta contra o câncer de mama. Assim, com uma equipe enxuta e tantas etapas para acompanhar, realizar essas ações não seria possível sem os nossos voluntários. Até hoje foram 65 pessoas que dedicaram tempo, trabalho e amor em diferentes áreas do Instituto através do trabalho voluntário. Desde auxílio administrativo até atuações direcionadas às pacientes como arteterapia, psicoterapia e nutrição, contar com a ajuda e disponibilidade de pessoas assim multiplica o que somos capazes de realizar.

Autoestima e autocuidado: Versatilizando e Mary Kay

Durante o tratamento de câncer de mama, entender as novas necessidades e diferenças que surgem – desde alterações na pele, emoções e pelos, até mudança de forma física e composição corporal – torna-se fator fundamental para a manutenção do bem-estar e, consequentemente, da autoestima de pacientes. A atenção e o cuidado com a própria imagem podem ser tão importantes quanto os outros aspectos que se desdobram simultaneamente, como o acompanhamento e regulação das variações emocionais, físicas e fisiológicas; ajustes e acordos nos relacionamentos familiares e sociais; conhecimento e entendimento da própria condição de saúde; e por fim, tudo isso é somado à adaptação aos tratamentos e nova rotina de vida. Dessa maneira, incentivar a autonomia e oferecer recursos e conhecimento de fácil acesso e ajustados às realidades individuais das pacientes é um dos objetivos do Grupo de Apoio. Assim, as atividades propostas para esse dia foram pensadas para cuidar do aspecto visual da autoestima de forma simples, valorizando a beleza natural – e em transformação – dessas mulheres, nossas Proteas. 

Lúcia, paciente beneficiada Protea, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre automaquiagem
Francisca, paciente beneficiada, testando novas possibilidades com a automaquiagem

Através de uma etapa do processo de coloração pessoal para definir o tom da pele e a cor de base ideal, Sheila, que com o projeto Versatilizando acompanha as pacientes beneficiadas pelo Protea há quase 2 anos, propõe um olhar mais atento para si. Nestes encontros em que a consultoria de imagem e estilo é tema, as mulheres são incentivadas a valorizar aquilo que já são, e a partir disso, aprender a fazer escolhas mais alinhadas às suas personalidades e desejos na hora de se mostrar ao mundo, seja através do vestir ou do maquiar. Nas palavras de Rosineide, uma das pacientes beneficiadas que participou do evento, ações como esta vem contribuindo positivamente para o seu autoconhecimento: “Ali [nos encontros do Protea com consultoria de estilo Versatilizando] eu fui me sentindo bem. Fui mudando meu hábito de vestir, e aquilo ali foi me transformando. Eu não sou uma pessoa feia.”

Elde Bueno, coordenadora do Grupo de Apoio, Sheila Cruz, voluntária Protea idealizadora do Versatilizando, e Tiana, paciente beneficiada Protea, na atividade de consultoria de imagem

Já com os produtos e orientações das representantes May Kay, Regiane Peregrino, Solange Roiz e Andrea Baptista, as pacientes experimentam perspectivas diferentes sobre a autoimagem. Quem não usa maquiagem tem espaço para nutrir e cuidar da pele para o bem-estar, ou para experimentar; quem já usa, aprende novas formas, maneiras e cores mais adequadas para si. De forma complementar e didática, as propostas se entrelaçam, as pacientes se conectam e, mergulhando na proposta, aprendem, testam, conhecem e se deixam cuidar.
Segundo Regiane, representante da Mary Kay, “esse é o nosso trabalho: levar beleza, autoestima e autocuidado para mulheres especiais como as pacientes beneficiadas pelo Protea.”

Regiane Peregrino, diretora independente Mary Kay, em atividade com as pacientes beneficiadas Protea, Tiana e Luzia

Celebrando a vida: uma manhã de boas notícias

Nestes encontros com as pacientes beneficiadas, algumas vezes recebemos boas notícias. Tiana, paciente metastática que há 1 ano faz parte do Grupo de Apoio, relembra a primeira vez que esteve com o grupo e é convidada, logo no início, a contar as boas notícias. Em meio a sorrisos, aplausos e lágrimas, ela compartilha que, mais cedo, nesta mesma manhã, ouviu do médico que ela é uma “paciente fora da curva”, e que suas metástases não estavam mais lá. Há um ano em cuidados paliativos, o novo quadro agora indica que o único foco restante da doença poderá ser tratado com radioterapia – algo que, até então, só seria indicado para o caso de Tiana em situações extremas de dor para desacelerar a doença, afinal não se vislumbrava a possibilidade de cura. Relatos como este nos enchem de esperança, e fortalecem cada vez mais a certeza de que há muita vida para além do câncer de mama. 

Paciente beneficiada Protea, Tiana contando sua boa notícia na abertura do evento

Bem-estar que transborda:

Em meio às incertezas e dificuldades da jornada das pacientes, lidar com a doença e as consequências dela fica mais leve quando se tem o espaço de compartilhamento e identificação oferecido pelo Grupo de Apoio. Mais do que oferecer atividades e atendimentos complementares aos tratamentos para as beneficiadas, acompanhar de perto e oferecer conhecimento e bem-estar tem sido cada vez mais necessário.

Todas as participantes do evento – Protea, Marriott e Mary Kay

A importância do seu apoio

Maria Pia do Marriott e Lucia, paciente beneficiada Protea, em abraço de despedida

Celebrar, cuidar e salvar a vida de mulheres já é trabalho do Protea todos os dias. 
Mas nestes meses de tanta visibilidade como março lilás e outubro rosa é importante lembrar: é graças a você, que nos lê agora, que conseguimos ir mais longe. 
Com seu apoio garantimos que tudo isso exista. 
Se quiser contribuir com um projeto, ou para propor ações que beneficiem as pacientes, escreva para elde@institutoprotea.org.br.

Sempre com esperança,
Time Protea.

POPULAR

plugins premium WordPress