Se diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem 95% de chances de cura, mas perdemos 1 em cada 4 brasileiras com a doença
“Uma ação de outubro rosa vai além do broche de laço rosa. As empresas foram além e mudaram a forma de lidar com o tema Outubro Rosa. Entenderam que, além de conscientizar, é necessário ajudar a pagar exames e tratamentos para quem precisa.”, comenta Cris Assumpção, diretora executiva do Protea.
As estatísticas não são otimistas: casos de câncer de mama crescerão 38% no mundo até 2050, segundo a projeção da OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgada em matéria do jornal O Globo. As mortes podem aumentar em 68% no mesmo período. No Brasil, a expectativa é que os casos devem passar de 146.000 por ano a partir de 2050 (alta de 54%) e as mortes devem chegar a 38.000 ao ano (alta de 73%), alerta a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Dessa forma, o Instituto Protea entende que precisa atuar em 3 pilares para ajudar na redução da mortalidade para o câncer de mama:
- Informar – as mulheres precisam ter conhecimento do que é possível fazer para reduzir o risco para o câncer de mama e dos exames que podem ser feitos para a detecção precoce;
- Estimular o exercício físico;
- Pagar exames e tratamentos – aumentar a oferta de vagas de atendimento e tratamento ágil para pacientes SUS dependentes.
Com a mobilização e doação das empresas e dos indivíduos, o Protea tem conseguido ampliar o número de atendimentos. Mas ainda há muitas mulheres aguardando atendimento, o que demanda nossa atenção e generosidade.
O que a sua empresa pode fazer para ajudar o Protea a pagar tratamento a mais pacientes neste Outubro Rosa?
Pode fazer muita coisa e ainda fortalecer a marca como uma empresa com responsabilidade social. “E não é da boca pra fora”, declara Cris Assumpção.
“Quando a empresa procura o Protea para patrocinar um de nossos eventos esportivos, contrata uma palestra de outubro rosa, faz uma campanha de outubro rosa pelo Protea ou doa parte da venda de algum produto, está interferindo positivamente na estatística de sobrevivência do câncer de mama no Brasil, e valorizando sua marca perante o consumidor, que hoje é muito mais maduro e está atento ao que cada marca entrega de volta para a sociedade”, completa a executiva.
Para fazer um Projeto de Outubro Rosa em parceria com o Protea, envie um e-mail para parceria@institutoprotea.org.br ou comunicacao@institutoprotea.org.br e marque uma reunião on-line ou presencial.